Postagem em destaque

Notação científica

O que é notação científica? ---- Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito grandes ou muito pequenos....

Anúncio

30 de nov. de 2008

O que é História?

CONCEITO:
É o estudo do espaço humano. É a ciência que se preocupa em conhecer a vida dos homens através dos tempos.
FINALIDADE:
Aumentar nossa capacidade de compreender o presente e ampliar nossa visão do futuro.
FONTES:
São diversos tipos de materiais que testemunham as idéias e realizações do homem através do tempo. As fontes históricas podem ser escritas ou não escritas.
HISTÓRIA E PRÉ-HISTÓRIA
O aparecimento da escrita é o marco inicial da história propriamente dita. Antes do surgimento da escrita, temos a chamada Pré-história. 

28 de nov. de 2008

RESUMO DA HISTÓRIA DE FEIRA DE SANTANA



Feira de Santana de (1619-1833)
     

----Os primeiros habitantes do lugar, onde se situa a Cidade de Feira de Santana foram os índios pertencentes a tribo Paiaiá. A área atual do nosso município pertencia ao primogénito de São José das Itapororocas, que era vizinho a Sesmaria dos tocos, pertencente à família do português Guedes de Brito, desde 1609, na casa da Ponte. João Peixoto Veigas e sua família povoaram a região de Feira de Santana de 1619 a 1795, 167 anos de latifúndio. Uma colonização pontilhada de currais e de engenho de açúcar, sobre tudo com a cultura e exportação de fumo e o trafico de escravos. Essas terras mais tarde foram divididas em pequenas fazendas expostas a venda. 
----Quatro fazendas rodeavam este lugar. As pessoas da povoação fizeram construir uma capela no Alto da Boa Vista, junto á estrada que se iam ao Sertão do rio São Francisco. A história de Feira de Santana estava estabelecida de tal forma a não deixar dúvida, e não estimulavam possíveis pesquisadores. 
----Todos repetiam a velha história de Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, que haviam doado braças de terra em quadro a Nossa Senhora Santana, para que construísse sua Capela no sítio do Alto da Boa vista. A doação realmente aconteceu em 28 de Setembro de 1732, essa doação foi lavrada em livro, mas o investigador Arnold Ferreira da silva, descobriu que monsenhor Renato Andrade Galvão, cura da Catedral, estava de posse de velhos livros dos assentamentos da Paróquia de São José das. Itapororocas, em 22 de Julho de 1962, descobriram interessantes documentos que provam já existir o povoado de Santana da Feira, ante da doação. Feira de Santana não surgiu de uma fazenda e sim, formada de um eixo com quatro fazendas, onde está hoje a Catedral.
----Com a Capela do alto da boa vista junto à estrada que se iam ao sertão do Rio São Francisco. Estava formado um povoado com feirantes, a agricultura e animais diversos, como também o gado bovino. Havia acesso a toda parte, com um tabuleiro semiárido, rodeado por excelentes pastagens naturais, uma região rica em olhos d água, córregos e riachos, e por isso tornou-se pouso para os moravam ali e os que passavam. Eles trocavam louças, tecidos, perfumes por outros produtos da terra; como ovos, galinha, verduras, produtos bovinos; originou-se uma das principais atividades económicas da área: ´´ o comercio ``. 
----Com o decorrer do tempo, as pessoas atraídas pela feira livre e a do gado, passaram a construir mais casas, abrindo ruas e becos, às margens da estrada em direção ao norte, que em 1819 foi elevado a Arraial. O Arraial em 1832 era igualado em população com a Paróquia de São José, havendo campanhas políticas, para que este fosse elevado a município, ate que uma invasão vinda do Arraial de São Felix da Cachoeira ao Arraial de Santana da feira. Depois eles foram expulsos, ao chegar a noticia no Rio de Janeiro, o Governo do Império decretou em 13 de Novembro de 1832 a emancipação política de Santana, (10) messes de trabalho, os (07) vereadores eleitos tomaram posse em 18 de Setembro de1833.



Os eleitos foram:


· Manuel da Paixão Bacelar e Castro, com 779 votos.
· Padre Luis José Pinheiro da Silva Sampaio, com 680 votos.
· Antonio Honorato da Silva Rego, com 645 votos.
· Antonio Manuel Vitória, com 488 votos.
· Joaquim Caribe Morotova, com 454 votos.
· Padre Manuel Paulinho Maciel, com 454 votos.
· Joaquim José Pedreira Mangabeira, voto ignorado.

    A Câmara Municipal solicitou ao Presidente da Província, em 24 de Fevereiro de 1836, um auxilio de OITO CONTOS DE REIS, para a reforma da Capela de Santana, que existia apenas com um acanhado principio já arruinado, Inteiramente fora da Proporção que devem ser aos templos sagrado.


As duas Feiras



     Em todo o Brasil, somente a Feira do Gado em Três Corações, em Minas Gerais era superior a de Feira de Santana. Em 1860, o gado bovino continuava a ser a principal mercadoria na Feira semanal e na economia do Município de Feira de Santana. O gado que até essa época chegava de Nazaré, a fim de seguir para Salvador e a Feira de Capuame (Hoje dias d´Ávila), vem para a Vila comercial de Santana da Feira. As boiadas que partiam de Minas Gerais da margem esquerda do rio São Francisco passavam por estradas em diversos municípios e chegavam a Santana da Feira. 
     Também faço saber onde ficavam as feiras do gado. Primeiro perto da Igreja de Matriz de Santana até o ano de 1838, o segundo no Campo da Gameleira ate o ano de 1942, o terceiro onde está o Fórum Filinto Bastos, até o ano de 1958, quando foi para o Alto da Queimadinha. Esta feira do gado entrou em decadência com o progresso da indústria de caminhão que se tornou o boiadeiro. 
     A feira Livre que ocupava boa parte do Centro da Cidade mudou-se em 10 de Janeiro de 1977, para o Centro de Abastecimento pelo prefeito José Falcão da Silva.




Os nomes de Feira de Santana



      A cidade de Feira de Santana já teve muitos nomes, o primeiro foi Capela de Santana dos olhos d água, em 28 de Setembro de 1732. Em 1819, a Capela foi elevada a Arraial de Santana da feira. Em 1833, com a emancipação – Vila de Santana da Feira. Em 16 de Junho de 1873, o governo da Provincial enviou um oficio à Câmara municipal comunicava o nome para cidade, o nome era de Comercial cidade de Santana da Feira, em 8 de Julho de 1931. E finalmente por decreto e em 1938 foi estabelecida a denominação de Feira de Santana.
      A cidade de Feira de Santana com o passa do tempo se tornou a 2° maior cidade do Estado da Bahia, O principal entroncamento do Estado. Que tenta preservar suas origens da Cidade nos seus prédios sem parar de crescer.


Anúncios