Cosmologia
Definição de cosmologia: Cosmologia é a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo.
O inicio Cosmologia:
Teorias sobre a formação e evolução do universo
Relatividade geral
Em 1917, o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) apresentou ao mundo o primeiro modelo cosmológico com base científica, este foi resultado da aplicação, ao universo como um todo, de sua teoria da relatividade geral. (as três dimensões espaciais, comprimento, altura e largura formam um uno indissociáveis com a quarta dimensão, o tempo). Esta Teoria dizia que o universo é estático e o espaço é encurvado pela presença de matéria, as partículas seguem trajetórias nesse espaço curvo. Essa teoria se aplicava a gravidade, como a força que mantém os corpos em orbita em volta do sol. Para explicar o fato deles não serem atraídos para mais próximo do sol Einstein colocou em sua teoria as constantes cosmológicas, nome dado a um tipo de força anti-gravidade, esta força reagiria contra a gravidade e deixaria o universo estático. Mas um universo estático não era compatível com sua teoria.
Modelo Cosmológico Padrão
Big Bang
Teoria do estado estacionário
Criada por Fred Hoyle, a chamada teoria do estado estacionário defendia a eternidade do universo, portanto estático, daí o nome do modelo. Este se baseava na origem de alguns elementos da tabela periódica. Em temperaturas estremas o hidrogênio se funde transformando-se em Helio, e este se funde dando origem a elementos mais pesados. E ele acreditava que a essa nucleossíntese (a criação de novos elementos) ocorria no núcleo de estrelas muito quentes. Para explicar a origem do hidrogênio ele adotou a teoria que o hidrogênio e o Helio sempre existiram. Segundo a teoria o universo sempre teve a mesma aparência, densidade e temperatura, porém já se sabia de sua expansão, segundo a sua teoria o universo estaria infinitamente diluído, para explicar isso Hoyle disse que em algum lugar no universo a matéria estava sendo continuamente criada. Como idealizadores Alem de Hoyle havia os austríacos Thomas Gold (1920-2004) e Herman Bondi (1919-2005)
WMAP
A WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) é uma sonda da NASA cuja missão é comprovar as teorias sobre a origem e evolução do universo. Foi lançada em 30 de junho de 2001 de Cabo Canaveral, Flórida, Estados Unidos.
UM RUÍDO TENUE
Em 1964, por acaso, os físicos norte-americanos Arno Penzias e Robert Wilson, que trabalhavam no Laboratório Bell (Estados Unidos), detectaram, com o auxílio de uma antena de rádio, um ‘ruído’ extremamente tênue, porém persistente em todas as direções do céu. Quatro físicos norte-americanos, Robert Dicke (1916-1997), James Peebles, Peter Roll e David Wilkinson (1935-2002), que se preparavam para tentar medir a mesma radiação, logo perceberam do que se tratava: um ‘eco’ do Big Bang, um ‘eco’ de uma época em que as partículas de luz (fótons) passaram a viajar livremente, sem interagir com a matéria. Essa radiação fóssil tem hoje a temperatura de 2,725 kelvin (cerca de
Para explicar porque a temperatura da radiação de fundo é praticamente a mesma em qualquer direção do espaço, e como o universo se tornou homogêneo na primeira fase de sua expansão. Alan Guth concluiu que o universo, ainda muito quente e denso, tenha expandido violentamente por um curtíssimo período de sua história. Entre 10-35 e 10-32 s de vida, o universo se expandiu exponencialmente. Segundo essa teoria, universo surgiu há pelo menos 13,7 bilhões de anos, a partir de um estado inicial e temperatura e densidade altamente elevadas
§ Menos de um bilionésimo de segundos depois do Big Bang, uma bolha muito menor que uma fração de um átomo se formou ela era extremamente quente, dentro dessa bolha estão às quatro forças da natureza: a gravidade, eletromagnetismo, e as força nuclear forte e a fraca, combinadas em uma super-força. A gravidade se separa da super força, enquanto o universo se expande.
§ Enquanto o universo continua se expandindo ele esfria, formando uma explosão de energia, alimentando a hiper-inflação do universo sugerida por Alan Guth, a inflação cósmica estabelece a uniformidade do universo, registrada pela WMAP.
§ Ante de o universo completar 1s de idade quando a super força se divide nas quatro forças da natureza
§ 3 min. após o Big Bang a temperatura do universo cai para quinhentos e cinquenta milhões °C, o bastante para permitir a formação do núcleo atômico e o surgimento do hidrogênio, alguns átomos se fundem criando o hélio, como na teoria proposta por Ganow e Apher.
§ 380 mil anos depois a luz viaja pela escuridão, aconteceu à explosão de radiação descoberta por Penzias e Wilson
§ Um bilhão de anos depois do Big Bang formam as estrelas produzindo elementos pesados como o nitrogênio, oxigênio e carbono como previsto por Hoyle.
§ Após nove bilhões de anos a matéria e a gravidade se condenam formando uma estrela perfeita, a pressão cria calor em seu núcleo acionando a fusão termo nuclear, nasce o sol, o fluxo estelar remove os resíduos gasosos.
§ Um disco de poeira se forma ao redor da estrela e eventualmente se expande criando uma serie de planetas e luas
§ Um desses blocos de poeira estelar após ser golpeado por fragmentos solares ao longo por muitos anos apresentou temperatura adequada para permitir a formação de água, e depois a vida.
§ 13,7 bilhões de anos ± 200 milhões de anos depois, nosso universo se expande por 150 bilhões de anos luz, e que está curvado em sua representação espaço-tempo com forma de cone.
§ Nosso sistema solar possui oito planetas e o terceiro deles é habitado por seres vivos compostos de carbono e outros elementos.
- De onde vieram essas forças?
- Como podem ser tão poderosas?
- O que causo que a gravidade se separar?
- Como a temperatura mudou, e por quê?
- Porque só a terra criou-se a vida?
- Como pode ser tudo perfeitamente programado pela vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário