Postagem em destaque

Notação científica

O que é notação científica? ---- Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito grandes ou muito pequenos....

Anúncio

18 de fev. de 2009

Membrana Plasmatica

O que é?

----A membrana celular ou a plasmalema é uma finíssima película que envolve o citoplasma de todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela divide o meio intra-celular e o meio extra celular.

Qual é a função?

----

----Ela tem a função de manter o equilíbrio da quantidade de substancias dentro e fora da célula, assim a membrana pode impedir ou permitir a entrada e a saída das substancia presente no interior da célula.

Como ela é constituída?

----

----A membrana é constituída fundamentalmente, por fosfolipídios e proteínas (e colesterol nos animais), por isso se diz que tem uma constituição lipoproteica. Com base na constituição foi criado o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson.

O modelo Mosaico fluido?

----O modelo Mosaico fluido é diz que a membrana plasmática é formada por uma dupla camada de fosfolipídica organizada de modo a que as cabeças hidrofílicas (gostam de água) fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofóbicas (não gostam de água) para o interior. Esses fosfolipídios se deslocam continuamente, mas sem perder o contato. Neste estão aderidos proteínas algumas superficialmente, outras atravessam a toda a membrana.

Funções

Fosfolipídios - Os fosfolipídios têm por função manter o citoplasma, e todo o interior da célula, impenetrável para as substancias que não são desejadas. Graças a sua estrutura formada por duas parte umas hidrofílicas e umas hidrofóbicas, ela se mantém sempre em movimento, assim sempre se mantém completa, e de fácil corregibilidade ou cicatrização.

Proteínas - Têm duas funções principais, a primeira é o transporte de substancias de dentro para fora da célula e vice-versa, a outra função é de percepção de substancias. Fora da célula.

Transportes - A célula realiza dois tipos de transporte: o passivo (que inclui a difusão e a osmose) e ativo que gasta energia no transporte de substancias e determinadas.

Transportes passivos

Difusão simples - É nada além do que a troca de substâncias, pelo gradiente de concentração, entre o meio interno externo da célula. Isto é, as moléculas de certa substância atravessam da região externa para interna ou o oposto, para que haja a mesma concentração desta substância em ambos os meios. Por meio desse processo que o oxigênio e o gás carbônico entram e saem da célula.

Osmose - É uma espécie de difusão que só ocorre com água, a diferença é que na osmose, se uma célula for colocada em um recipiente com água pura, a água que está contida fora da célula se moverá para a área interna. Se a célula for colocada numa solução com mais soluto ( menor concentração de água) a água no interior da célula se movera para a parte externa. Mas no caso um, a célula não chegaria a explodir graças a pressão osmótico e ela é proporcional á concentração da solução.

----

Podemos classificar três formas de concentração:

1- Hipertônica - quando a célula (ou substancia) ganha à água de outras substâncias, aumentando a pressão osmótica.

2- hipotônica - quando a célula (ou substância) perde a água em relação a outras substâncias, diminuindo a pressão osmótica.

3 - Isotônico - Quando a pressão osmótica de duas soluções e a mesma, uma em relação à outra.

Difusão facilitada - É quando as moléculas das substâncias atravessam a membrana através da proteína, esse tipo de transportes ocorre com a glicose e com íons, por causa da sua carga tem dificuldade de atravessar as camadas lipídicas.

Transporte ativo

----O transporte ativo oposto ao passivo, as substância vão do lugar onde estavam menos concentradas para aonde está mais concentrada, e acontece o gasto da energia, este transporte ocorre através de proteínas especiais que mudam de forma para permitir a entrada e a saída das substâncias. Está mudança gasta energia, esta é obtida através de moléculas obtidas pela respiração celular à adenosina trifosfato (ATP), Assim a ATP-ases (enzimas que "quebram" as moléculas de ATP) faz seu papel, transformam ATP em ADP (adenosina disfosfato), liberando energia para esse processo.

Exemplos de transporte ativo

Bomba de sódio e potássio - A concentração de sódio (Na+) é maior fora da célula e a de potássio (K+) é maior dentro. Ao contrario da difusão eles não se igualam, sempre sai moléculas de sódio e entra moléculas de potássio.

Endocitose e exocitose

---- Moléculas orgânicas maiores não atravessam a membrana elas entram e saem da célula pelos citados processos acima. O processo de entrada dessas partículas na célula é chamado de endocitose. O processo de saída dessas partículas recebe o nome de exorcitose (ou clasmotose).

Existem dois tipos de endocitose:

1º fogocitose - a célula "come" partículas insolúveis, neste processo a célula realiza o movimento psedopode , ou seja . falsos pés que envolvem a partícula até que a mesma já esteja no citoplasma. Para os protozoários, por exemplo, esse processo é a sua forma de alimentação. No nosso organismo este serve para destruir corpos estranhos.

2º Pinocitose - esse processo ingere líquido, de forma mais simples, chamada invaginação da membrana, o seja, a membrana afunda envolvendo a substância depois a membrana estrangula-se na ponta, formando assim uma vesícula no citoplasma.

Exocitose - é o inverso, é a eliminação das substancias através das vesículas que migram do citoplasma para a membrana onde se integram liberando o dejeto ou substância.

3 comentários:

Anônimo disse...

Espero que outros possam conhecer este site, pois até para quem não estuda na escola, com professor para tirar dúvidas, como eu, é possível entender a matéria! Amei! Continuem tendo boas idéias! Interessantíssimo!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Amei,da para entender mesmo

Unknown disse...

Amei,da para entender

Anúncios