Postagem em destaque

Notação científica

O que é notação científica? ---- Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito grandes ou muito pequenos....

Anúncio

7 de mai. de 2010

Auguste Comte - um organizador

Quem foi Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, ou Auguste Comte?


                  Auguste Comte nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, no Sul da França. E sempre demonstrou uma grande capacidade intelectual, de família pobre, sustentou seus estudos. Com 16 anos ingressou na Escola Politécnica de Paris.  Seu primeiro emprego foi o de secretário do Conde Henri de Saint-Simon filósofo cujas ideias  de organizar economicamente a sociedade Comte absorveu, sistematizou com um estilo pessoal e difundiu. Nomeou e organizou a sociologia. Comte foi Filósofo e auto-proclamador líder religioso, estudou e levou 12 anos criando a filosofia positivista. Faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris.

Definiu a sociologia

    * Como uma ciência da sociedade, denominando-a, inicialmente de "física social“, cujo objetivo seria planejar a organização social e política da sociedade.
    * Organizou a sociologia dividindo-a em duas áreas:
    * Estática social: Responsável por estudar as forças que mantêm a sociedade unida (ordem)
    * Dinâmica social: Responsável por estudar as mudanças e suas causas (progresso)

Positivismo

    * A Filosofia positiva partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la.
    * O método geral do positivismo de Comte consiste na observação dos fenômenos, subordinando a ela á imaginação.
    * Comte definiu a palavra "positivo" com sete significados: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. 

As Características gerais do Positivismo

    * Realidade: pesquisa de fatos concretos, acessíveis à nossa inteligência,
    * Utilidade: busca de conhecimentos destinados ao aperfeiçoamento individual e coletivo, desprezando as especulações ociosas.
    * Certeza: obtenção de conhecimentos capazes de estabelecer a harmonia lógica na mente do próprio indivíduo e comunhão em toda espécie humana
    * Precisão: estabelecimento de conhecimentos que se opõem ao vago, sem ambigüidades;
    * Organização: tendência a organizar, constituir metodicamente, sistematizar o conhecimento humano.
    * Relatividade: aceitação de conhecimentos científicos relativos admitindo a continuidade de novas pesquisas. Assim, a ciência positiva é relativa porque admite o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos humanos.
    * Simpatia – indica afirmar que os ponto de vista e ações humanas são modificadas pelas afeição das pessoas (individuais e coletivos); a subjetividade é um traço característico e fundamental do ser humano, que deve ser respeitado e desenvolvido.
Os três princípios básicos do positivismo de Comte

              Prioridade do todo sobre as partes: significa que, para entender e explicar um fenômeno social particular. Devemos analisá-lo no contexto global a que pertence.O progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana: a sucessão de gerações, com seus conhecimentos, permitem uma acumulação de experiências e de saber que constitui um patrimônio espiritual objetivo que as liga entre si.O homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos: em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral.

Lei dos Três Estados

              Desses princípios básicos, comte concluiu que todas as sociedades evoluem da mesma maneira e no mesmo sentido.A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três Estados.

1° O estado teológico ou fictício
  • Os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, quando recorria às ideias de deuses e espíritos para explicar os fenômenos naturais.
  • O Divide-se o estado teológico em: Explicações racionais buscam nas entidades metafísicas, abstrata (idéias) explicações sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos.  (Filosofia).
3ª Estado positivo ou científico: O homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos através da observação científica, do raciocínio e experiências,
Busca-se o conhecimento das leis da natureza para conseguir seu domínio técnico.

O espírito positivo o que é?

        A expressão "espírito positivo” designa a maneira geral como o ser humano deve (ria) pensar no estado positivo, de acordo com sua Lei dos Três Estados.  Tem a ciência como investigação do real.De modo mais específico, o espírito positivo é a forma de pensar característica do Positivismo comtiano, conforme definido por Comte. na obra "Discurso sobre o espírito positivo", de 1848.

A classificação das ciências por Comte

               Para Comte haviam sete ciências que alcançaram o positivismo elas são:Matemática, Astronomia, Física, Química,  Biologia e a sociologia. E em 1851 Comte incluiu a Moral, cujo âmbito de pesquisa é a constituição psicológica do indivíduo e suas interações sociais.


A educação para Comte

         Como Comte tinha a ordem na conta de valor supremo, para ele era fundamental que os membros de uma sociedade aprendessem desde pequenos a importância da obediência e da hierarquia. A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola.Por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos científicos prevalecem sobre os literários. O filósofo acreditava ainda que todos os seres humanos guardam em si instintos tanto egoístas quanto altruístas.A educação deveria assumir a responsabilidade de desenvolver nos jovens o altruísmo em detrimento do egoísmo, mostrando a eles que o objetivo existencial mais nobre é dedicar a vida às outras pessoas.


Curiosidade:

          O lema “ordem e progresso”, que figura na bandeira brasileira é de inspiração comtiana as duas áreas da sociologia a estática se fundamenta na ordem e a dinâmica no progresso  deram origem a esse emblema.

Alguns pensamentos de Comte:

“AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, E O PROGRESSO POR FIM”. “- TUDO É RELATIVO, EIS O ÚNICO PRINCÍPIO ABSOLUTO.”

“INDUZIR PARA DEDUZIR, A FIM DE CONSTRUIR”

.– “O ESPÍRITO DEVE SER SEMPRE, O MINISTRO DO CORAÇÃO, JAMAIS SEU ESCRAVO”

Principais obras

  • Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828)
  • Curso de filosofia positiva, em seis volumes (1830-1842) (em 1848 foi renomeado para Sistema de filosofia positiva)
  • Sistema de política positiva ou Tratado de Sociologia em quatro volumes (1851-1854)
  • Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1848)
  • Catecismo positivista (1852)
  • Apelo aos conservadores (1855)
  • Síntese subjetiva (1856)
  • Correspondência, em oito volumes (1816-1857).

Um comentário:

Nicoly disse...

oi mei nome é nicoly e gostei do blog bem explicado mas queria saber se vc aceita afiliados se aceitar me avisa no meu blog ok bjss e parabéns

Anúncios