Postagem em destaque

Notação científica

O que é notação científica? ---- Notação científica é uma forma breve de representar números, em especial muito grandes ou muito pequenos....

Anúncio

3 de set. de 2016

Glândula pineal o corpo pineal



É uma glândula endócrina cujas secreções são influenciadas pela presença ou ausência de luz.

Localiza se no diencéfalo, presa por uma haste á parte posterior do teto do terceiro ventrículo. E estende para dentro do seu pedículo, o qual esta fixado

Formato: Ela é cônica e achatada (com o formato de uma pinha) mede 5 a 8 mm de  comprimento e 3 a 5 mm de largura pesa de 100 a 180 mg.

É coberta pela pia-máter, que forma uma cápsula da qual se estendem septos do tecido conjuntivo, que penetram na glândula, dividindo em lóbulos.  Os septos levam os vasos sanguíneos e nervos ao interior da célula.

Células das glândulas pineais

Pinealócitos – São 95% das células da pineal estão organizados em grupos ou cordões dentro de lóbulos. A célula tem longos prolongamentos cujas dilatações terminais se aproximam de capilares. Ter núcleos esféricos e grandes e nucléolo proeminente único. Contem profunda invaginações.  Ela tem por característica ter grânulos envoltos por membrana  e um grande numero de microtúbulos dispostos em feixes paralelos.

A função dessa célula é sintetizar melatonina, e liberado durante a noite inibindo a libertação dos hormônios do crescimento – produzido pela hipófise- e conadotrofina – pelo hipotálamo. A produção é estimulada por noradrenalina

Possui principais inervações são as fibras pós-ganglionares simpáticos que vem do glangilonares simpáticos, estimulado pela luz, os axônios nas glândulas fazem sinapse com o pinealocitos que produzem o hormônio.

Células Gliais ou interticias – em torno dos cordões pinealocitos, há as células gliais que correspondem a 5% das células tem núcleo pequeno pequeno e alongado, dela saem prolongamentos citoplasmáticos com inúmeros filamentos intermediários microtúbulos e microfilamentos.

Areia cerebral – é uma concreção de fosfato e cálcio encontradas cada vez mais durante a vida. E esta localizada no material extracelular do tecido conjuntivo, e não interferem no funcionamento da glândula.

Bibliografia:

http://www.crono.icb.usp.br/glandpineal.htm

http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/pineal.htm



Nenhum comentário:

Anúncios